Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Bilhetagem eletrônica da Linha Sul do Metrofor entra em fase de testes

METROFOR-BILHETAGEM-LINHA SUL02-500pxO sistema de bilhetagem eletrônica da Linha Sul do Metrô de Fortaleza entra em fase de testes a partir deste mês. A tecnologia está substituindo os atuais bilhetes de papel e urnas de madeira, aumentando a comodidade para os passageiros e os níveis de segurança e informação da área de arrecadação da Metrofor.

A fase de testes acontece inicialmente na estação Chico da Silva. Os passageiros que embarcam pagando passagem inteira utilizam o cartão eletrônico e não mais os bilhetes de papel. Dessa forma, a Metrofor testa a usabilidade do sistema, reforça o treinamento dos bilheteiros para manuseio das novas operações e apresenta o novo sistema aos usuários do metrô.

“A bilhetagem eletrônica permitirá um controle muito maior não apenas sobre eventuais fraudes, mas sobre as categorias de bilhetes, como as gratuidades, e os ressarcimentos que o Metrô tem direito, junto ao Governo do Estado. Será possível saber com maior nível de exatidão o local de embarque dos passageiros, em que regiões estão os maiores movimentos, e a dimensão disso. Esses dados irão permitir melhorias na oferta do serviço. Além disso, o novo sistema permitirá, num futuro próximo, através do Bilhete Único Metropolitano, uma integração com todos os sistemas de transporte metropolitano”, explicou o diretor-presidente da Metrofor, Eduardo Hotz.

A fase de testes será iniciada gradativamente em todas as estações, no sentido Fortaleza-Pacatuba. Por tanto, as próximas unidades a terem o sistema funcionando serão José de Alencar, São Benedito e Benfica. E a última será Carlito Benevides, em Pacatuba. Enquanto durar a fase de testes, será utilizado somente o cartão unitário – com crédito para uma passagem e que será recolhido no bloqueio eletrônico no momento do embarque.

Os cartões múltiplos, nos quais é possível inserir uma quantidade variada de passagens, só poderá ser usado ao final da fase de testes, quando todas as estações estiverem funcionando de forma integrada com a bilhetagem eletrônica. Assim, ao adquirir mais de uma passagem, o usuário poderá utilizar o cartão em qualquer estação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A previsão da Metrofor é que em até três meses a fase de testes tenham alcançado todas as estações.

Saiba mais:
Estudantes que desejam usufruir da meia passagem no Metrô, idoso com direito a gratuidade e outros grupos especiais terão cartões especiais, que serão emitidos pela Metrofor após um cadastro. A logística para montagem dos postos de cadastros, bem como a quantidade e a localização desses pontos, ainda estão em fase de análise.

Serviço:
LINHA SUL – METRÔ DE FORTALEZA
De segunda a sábado, de 6h30 às 19h
R$ 2,85 inteira / R$ 1,40 meia

28/07/2016 – Metrofor – Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email