Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Biblioteca Livros Sobre Trilhos, da Trensurb, realiza o mês do Desafio

A Trensurb, por meio da Biblioteca Livros sobre Trilhos, realiza, entre 2 e 27 de maio, o Mês do Desafio BLsT, que visa conscientizar a população a doar livros que estejam guardados e que podem fazer a diferença na vida de outras pessoas. Esta prática de doação de livros é incentivada pela BLsT, pois é a única forma da biblioteca adquirir novos exemplares para compor o acervo.

Para fomentar a doação, serão realizadas quatro ações de bookcrossing nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio, que consiste em deixar um livro em local público para que alguém leia e repita o ato após a leitura. Ao todo serão 280 livros distribuídos entre os usuários do metrô ao longo do mês. Segundo o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, “esse ‘desafio’ para o mês de maio se soma à visão da empresa, de apoiar ações socioculturais, e o incentivo à leitura, através da manutenção da biblioteca e do projeto Livros Livres, são iniciativas que vão de encontro a essa política”.

O projeto Esqueça uma Carta, idealizado pelo jornalista e escritor Rafael Dornelles, também participará do Mês do Desafio, “esquecendo” cartas dentro dos livros doados pela biblioteca, escritas com temas referentes a relacionamentos, vida, família entre outros. O intuito do projeto é propor uma reflexão sobre a vida e seus diferentes cotidianos. Ainda sobre os trabalhos de incentivo cultural da Trensurb, Jânio menciona que “esse também é o papel de uma empresa pública, que vai além do serviço-fim, o transporte de pessoas e avança na possibilidade de melhorar a vida das pessoas”.

Para atrair ainda mais as doações, dentro do Mês do Desafio, será realizada uma promoção para os associados. Quem doar livros novos, seminovos e usados ou indicar novos associados para a BLsT, receberá cupons de participação e concorrerá a um prêmio: um pacote especial com 18 livros de diferentes autores, como Elizabeth Gilbert, Frei Maurilio Parisotto, J.K. Rowling, John Grogan, Luiz Ziegelmann, Márcia Regina Farias, Marian Keyes, Martha Medeiros, Nora Roberts, Ronaldo Moreira Brum e Stephen Meyer. Mais informações e o regulamento da promoção estão disponíveis em facebook.com/biblioteca.sobretrilhos.

Sobre a biblioteca

Criada em dezembro de 2008 e mantida pela Trensurb, a Biblioteca Livros sobre Trilhos funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A biblioteca conta com 7 mil livros dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. Com 4,2 mil sócios a Livros sobre Trilhos já contabiliza mais de 50 mil empréstimos. Somente em 2015, foram mais de 7,5 mil empréstimos e o acervo, ampliado apenas através de doações, aumentou em cerca de mil publicações. Esse acervo, aliás, pode ser consultado online (no momento, apenas a busca por títulos dos livros está em funcionamento).

Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, a Biblioteca Livros sobre Trilhos recebeu o título de “Biblioteca do Ano 2009″, em evento realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Já em outubro de 2014, foi a vez de receber o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

Como se associar

Para utilizar o serviço de empréstimo de livros, basta se dirigir até a biblioteca munido de RG, CPF e comprovante de residência (todos eles em versão atualizada e originais), preencher a ficha de inscrição e realizar o cadastro gratuitamente. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

02/05/2016 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email