Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br
Vencedores do 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo durante a solenidade realizada em São Paulo. Esq.p/Dir: Jório Silva (TV Cultura), Reinaldo Machado (TV Cultura), Rodrigo Piscitelli (TV Cultura), João Gouveia (ANPTrilhos), Bruno Faustino (TV Educativa ES), Marcelo Toledo (Folha de S.Paulo) e Renan Joel (NT EXPO)
Vencedores do 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo durante a solenidade realizada em São Paulo. Esq.p/Dir: Jório Silva (TV Cultura), Reinaldo Machado (TV Cultura), Rodrigo Piscitelli (TV Cultura), João Gouveia (ANPTrilhos), Bruno Faustino (TV Educativa ES), Marcelo Toledo (Folha de S.Paulo) e Renan Joel (NT EXPO)

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) realizou nesta 3ª feira (07/11) a cerimônia de entrega do 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo, durante a NT EXPO, em São Paulo. O Diretor Executivo da Associação, João Gouveia, e o Diretor da NT EXPO, Renan Joel, fizeram a entrega das premiações.

“Com o intuito de valorizar o trabalho da imprensa na divulgação das informações pertinentes ao nosso setor, nós da ANPTrilhos criamos esse Prêmio de Jornalismo, que tem o propósito de incentivar a produção jornalística para difundir a importância do papel do transporte sobre trilhos na mobilidade urbana e na qualidade de vida do cidadão”, destacou o executivo da ANPTrilhos durante a cerimônia.

O Diretor da NT EXPO, Renan Joel, participou da premiação e destacou a parceria entre o evento e a ANPTrilhos na realização da cerimônia. “Parabenizamos a diretoria da ANPTrilhos pela iniciativa de valorizar o trabalho realizado pelos veículos de comunicação e seus profissionais dedicados ao transporte de passageiros sobre trilhos. E também agradecer, em nome de toda a equipe da UBM Brazil, pela parceria de longa data, que é fundamental para o sucesso da NT Expo”, ressaltou Joel.

Os vencedores

O jornalista Marcelo Rodrigo Garcia de Toledo foi o grande vencedor da categoria Mídia Impressa, com a reportagem “O que restou dos trilhos”, publicada no jornal Folha de S.Paulo. A matéria mostrou o cenário atual das antigas estações ferroviárias, importantes para o desenvolvimento do interior do Estado de São Paulo. O jornalista também foi o terceiro colocado nessa mesma categoria, com a reportagem “Fãs de trens ajudam a recuperar estações antigas no interior”, também veiculada no jornal Folha de S. Paulo. “Receber o Prêmio da ANPTrilhos foi muito importante por que é um reconhecimento não só meu, mas de todos os profissionais que participaram, do trabalho que cada um faz em suas redações no dia a dia. É um Prêmio que valoriza o jornalismo profissional, que cada vez mais temos que valorizar”, enfatizou Toledo

A reportagem vencedora da categoria Mídia Digital foi “Brasil nos Trilhos!”, de autoria do jornalista Rodrigo Ryan Piscitelli, e co-autores, exibido na TV Cultura. A reportagem faz parte de uma série de cinco matérias sobre os desafios do transporte de carga e passageiros no Brasil. “Um reconhecimento como este comprova que uma equipe focada atinge seus objetivos. Foram 45 dias acompanhando o setor metroferroviário e pudemos mostrar um pouco da importância dele para o Brasil de uma forma humanizada, mostrando as pessoas que movem o setor metroferroviário e as que são atingidas e beneficiadas por ele”, destacou Piscitelli.

O trabalho jornalístico “Um passeio entre Espírito Santo e Minas Gerais de trem”, de autoria de Bruno Pinheiro Faustino e co-autor, exibida na TV Educativa ES, foi a terceira colocada na categoria Mídia Digital. “O Espírito Santo tem uma ligação muito forte com a ferrovia, tanto o capixaba quanto o mineiro utilizam a ferrovia pra se deslocar, para passear. Tenho uma relação muito grande com a ferrovia, meu pai era maquinista. Participar de um Prêmio como esse e ser reconhecido é mais do que só o reconhecimento, é uma história de vida”, relatou Faustino.

As reportagens “Avisa quando chegar: O assédio que paralisa as mulheres”, de autoria de Carolina Samorano e co-autora, publicada no Jornal Metrópoles; e “O Rio sem entrega”, de autoria de Pollyanna Bretas e co-autores, veiculada no jornal Extra, ficaram em segundo lugar na premiação nas categorias Mídia Digital e Mídia Impressa, respectivamente.

Os três melhores trabalhos, em cada uma das categorias, foram agraciados na cerimônia com troféus e certificados, e os vencedores também receberam o prêmio no valor de R$ 7 mil.

O 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo contou com 28 trabalhos jornalísticos finalistas. As reportagens vencedoras foram definidas através de critérios que valorizem a atividade jornalística, como a importância da reportagem para a sociedade, a qualidade editorial, a apuração dos fatos, contextualização, isenção e criatividade.

Confira os 28 trabalhos jornalísticos finalistas do 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo, por categoria:

Mídia Digital

“Avisa quando chegar”: O assédio que paralisa as mulheres – Jornal Metrópoles

Brasil nos Trilhos! – TV Cultura

O metrô dos sonhos do pernambucano – Diário de Pernambuco

“Alguém tem que colocar para funcionar”: como é trabalhar de madrugada no metrô – UOL

Mulheres relatam casos chocantes de assédio em ônibus do Grande Recife – Jornal do Commercio

A importância da estrada de ferro no desenvolvimento da região Sul de SC – Jornal do Almoço (NSC TV)

Equipe do GLOBO faz viagem pela Linha 4 do metrô – Jornal O Globo

Com vãos até 4 vezes maiores do que o ideal, CPTM tem mil quedas em 1 ano – Folha de S. Paulo

Um passeio entre Espírito Santo e Minas Gerais de trem – TV Educativa ES

Degradação das ferrovias mostra que a privatização do setor reduziu a malha ferroviária – Jornal Hoje (TV Globo)

Sufoco sobre os trilhos – Balanço Geral RJ (TV Record)

Um Metrô ainda Renegado – Jornal do Commercio

Figuraças dos trens cariocas – Record TV Rio

Mídia Impressa

Metrô busca caminhos para fugir da violência – Diário de Pernambuco

Lixo nos trilhos – Revista CNT Transporte Atual

Façanha carioca – Revista M&T

Próximo à estação – Revista CNT Transporte Atual

Crescimento sobre trilhos – Revista CNT Transporte Atual

São Paulo investe na expansão da rede sobre trilhos – Revista Transporte Moderno

30 anos do metrô de BH – Jornal Metro

O que restou dos trilhos – Folha de S.Paulo

Fãs de trens ajudam a recuperar estações antigas no interior – Folha de S.Paulo

Preço para usar metrô e BRT afasta usuários de legado olímpico no Rio – Folha de S.Paulo

Atolados no lixo – Extra

Um transporte para poucos – Correio Braziliense

O Rio sem entrega – Extra

O futuro do trem virou fumaça – Correio Braziliense

Um Metrô ainda Relegado – Jornal do Commercio

ANPTrilhos

A ANPTrilhos é uma associação civil, sem fins lucrativos, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil. Com sete anos de fundação, a Associação tem como objetivo promover o desenvolvimento e aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no País, buscando tornar concretas as ações para a ampliação e modernização do setor.

Foto: NT EXPO

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email