Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

ANPTrilhos prestigia assinatura dos estudos para construção de metrô na Asa Norte de Brasília e do VLT Monumental

Marcos Dantas, secretário de mobilidade do GDF; Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos; Marcelo Dourado, presidente do Metrô-DF; e Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da ANPTrilhos
Marcos Dantas, secretário de mobilidade do GDF; Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos; Marcelo Dourado, presidente do Metrô-DF; e Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da ANPTrilhos

 

O diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Rodrigo Vilaça, e a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, participaram nesta 4ª feira (16/12) da solenidade para autorizar os estudos para construção de metrô na Asa Norte de Brasília e do VLT Monumental. O evento foi realizado no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Os estudos serão para contratar estudo para desenvolver a Linha 2 do metrô, que passará na Asa Norte, e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que circulará da antiga Rodoferroviária à Rodoviária do Plano Piloto, passando pela Esplanada. Será o chamado VLT Monumental. Ambos os estudos estão orçados em R$ 77 milhões.

Outra contratação que também será licitada — no valor de R$ 26 milhões — é para elaborar estudos e projetos básico e funcional do Trecho 1 do VLT da W3. A proposta está prevista no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana do Distrito Federal. Os recursos para os três estudos — para a Linha 2 do metrô, o VLT Monumental e o Trecho 1 do VLT da W3 — virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, do governo federal.

De acordo com o ministro Gilberto Kassab, as obras públicas são importantes para o desenvolvimento do País, já que melhoram a qualidade de vida da população e têm sido responsáveis pela manutenção de empregos. O titular da pasta das Cidades explicou que a crise financeira nacional interferiu no andamento dos projetos, mas garantiu que eles não serão interrompidos. “Seguimos com uma velocidade um pouco menor, mas sem nenhuma paralisação.”

Na mesma linha, Rollemberg reforçou a importância da assinatura dos contratos para a mobilidade urbana de Brasília e o conforto dos brasilienses. “A forma moderna de transporte é com o trilho, o VLT e o metrô. Certamente são obras que marcarão a história da mobilidade urbana”, ressaltou.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, no fim de janeiro de 2016 deverá ser aberto edital para a contratação dos estudos. Dourado estima que sejam concluídos em 12 a 16 meses.

Estiveram na cerimônia o secretário nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Dario Lopes, o secretário de Mobilidade de Brasília, Marcos Dantas, e o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, entre outras autoridades.

 

 

Com informações da Agência Brasília
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email