Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

ANPTrilhos participa do X Seminário Nacional Metroferroviário

  • Releases
  • 3 minutos de leitura

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros – ANPTrilhos esteve presente, no Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13 de março de 2014, no X Seminário Nacional de Transportes Públicos organizado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos – ANTP.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos, o Secretario de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, o Secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes e o Presidente e o Diretor Comercial da ANPTrilhos, Joubert Flores e Vicente Abate. Em seus pronunciamentos todos destacaram a importância dos sistemas urbanos sobre trilhos, principalmente os de grande capacidade, como a melhor solução para a sustentabilidade das grandes cidades brasileiras.

Como os investimentos em transporte de massa costumam ser de grande porte e longo prazo, Joubert Flores destacou que é fundamental ter-se fontes de recursos asseguradas, pois a imprevisibilidade gera incertezas na operação e no planejamento destes empreendimentos. Joubert ressaltou que a situação fica seriamente prejudicada, quando esta descontinuidade de recursos pode afetar diretamente a qualidade de serviço da operação, frustrando as expectativas dos usuários e beneficiários.

Em seu pronunciamento, o Secretário Júlio Eduardo apresentou um panorama dos projetos e obras de transporte sobre trilhos em andamento no Brasil e os seus respectivos investimentos. Já Júlio Lopes mencionou a questão do custo da energia elétrica, insumo básico para a operação dos sistemas eletrificados sobre trilhos. Devido a essencialidade do transporte sobre trilhos, o Secretário ressaltou a importância do retorno do desconto nas tarifas pagas pelos operadores.

O Secretário Jurandir Fernandes destacou os investimentos que estão sendo realizados na Região Metropolitana de São Paulo e o desafio e as grandes dificuldades na execução simultânea de oito grandes empreendimentos na expansão da rede metroferroviária. Por outro lado, Vicente Abate destacou a importância dos projetos e seus reflexos na indústria ferroviária brasileira, cujos ganhos são revertidos em benefício de todo o País.

No painel sobre política tarifária e os impactos no setor de transportes sobre trilhos, o economista Paulo Rabelo de Castro projetou cenários sobre a política de não majoração das tarifas, principalmente dando destaque para os riscos inerentes resultantes desta conjectura.

O Diretor de Planejamento da ANPTrilhos, Conrado Grava, apresentou um resumo de como a questão tarifária é tratada nos principais metrôs do mundo, destacando as várias maneiras de complementação dos recursos obtidos pela venda dos títulos de viagem para tornar os operadores sustentáveis e as experiências brasileiras, como por exemplo a CIDE, que infelizmente não atingiu os seus objetivos.

No painel de encerramento foram apresentadas as estratégias que estão sendo previstas pelos operadores brasileiros das cidades sedes da Copa do Mundo para o atendimento da mobilidade nos dias de jogos.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email