Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

ANPTrilhos e CBTU entregam o 2º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizaram nesta 3ª feira (08/09) a cerimônia de premiação do 2º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários, que foi realizada durante a abertura da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo (AEAMESP). Os vencedores foram Raul Maurício Cahet Lisboa, Natália Taís Batista e José Jurandi Lopes Campos.

Raul Maurício Cahet Lisboa foi o vencedor da Categoria 1, com o trabalho “Evolução das redes metroviárias: teoria e método”. Na Categoria 2, Natália Taís Batista foi a vencedora com o trabalho “Estudo da contratação da superestrutura de via permanente no Metrô de São Paulo”. Já na Categoria 3, o vencedor foi José Jurandi Lopes Campos com o trabalho “Análise de dormente polimérico reciclado como solução financeira viável para substituição de dormente de madeira dos AMV’s da via permanente”.

O engenheiro Raul Maurício Cahet Lisboa, com 30 anos de serviços à CBTU, desenvolveu um método, baseado em teorias existentes, sobre o trabalho dos atores sociais de um determinado projeto incluindo desde o planejamento, a construção, o financiamento e os impactos para os moradores vizinhos. Baseado em sua tese de mestrado defendida em 2014, Lisboa procura mostrar a necessidade de integração dos diferentes atores para acelerar um projeto. Por desse método, ele questiona porque países com condições semelhantes a do Brasil têm muito mais quilômetros de metrô do que as grandes cidades brasileiras. Para Lisboa, o prêmio vai dar mais divulgação ao trabalho e pode despertar interesse de outras empresas para a sua aplicabilidade. “Por enquanto é uma tese acadêmica”.

Natália Taís Batista, vencedora da Categoria 2, extraiu de seu MBA o artigo sobre via permanente, área que tem pouco contato no Metrô de São Paulo, onde trabalha há três anos e meio. Engenheira pela UNESP de Ilha Solteira (SP), Natália, de 26 anos, trabalha na área de construção civil com interface com outras, como de projeto e linha permanente e com a qual pretende se aprofundar depois da premiação.

O Prêmio contou com 14 trabalhos finalistas, divididos nas três categorias. Todos os indicados foram agraciados com troféus e certificados e os vencedores, em cada uma das categorias, também receberam um prêmio de R$ 5 mil.

O 2º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários é uma iniciativa da ANPTrilhos e da CBTU, com o apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

A 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo (AEAMESP) está sendo realizada até o dia 11 de setembro, em São Paulo. O tema do evento é “Avanço das Redes: Necessidade Urgente”, debatendo a importância do avanço das redes sobre trilhos, nas palestras e painéis que serão expostos e discutidos, através dos diversos assuntos inerentes as questões de mobilidade urbana; uso do solo; implemento de novas linhas, dentre outras questões.

 

09/09/2015 – CBTU
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email