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A importância das PPPs

As parcerias entre o governo e a iniciativa privada são importantes para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura do Brasil e não seria diferente com o setor metroferroviário urbano de passageiros, onde o investidor privado é um aliado para o rápido desenvolvimento de projetos. O concessionário, por ter liberdade de negociação, consegue desenvolver e ampliar sua cadeia de fornecedores, dando mais velocidade às obras de implantação de sistemas. O aprimoramento do processo de concessão facilitou os investimentos em obras, aquisições de equipamentos, modernização da manutenção e melhorias nos serviços ofertados.

As colocações são de Roberta Marchesi, superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), entidade que juntamente com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP oferece o 3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários- ANPTRILHOS-CBTU, com premiação no dia 13 de setembro, durante abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela AEAMESP, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Atualmente, o Brasil está implantando 13 novos projetos para o transporte de passageiros sobre trilhos, todos já contratados e/ou em execução. São eles: VLT Cuiabá (MT); VLT Goiânia (GO); Linha 6-Laranja e Linha 13-Jade de Metrô; os Monotrilhos da Linha 15-Prata, Linha 17-Ouro, Linha 18-Bronze e VLT da Baixada Santista, no Estado de São Paulo; Linha Leste do Metrô e VLT de Fortaleza (CE); Metrô de Salvador (BA); VLT Rio (Porto Maravilha) e Linha 4 do MetrôRio, ambas no Rio de Janeiro.

Dentre os 13 projetos em desenvolvimento, sete estão sendo concebidos no regime de parceria público-privada (PPP), o que representa 53,8% dos novos empreendimentos, e os governos estaduais já sinalizaram a possibilidade de conceder para a inciativa privada a operação de mais dois sistemas, o VLT Cuiabá e o VLT de Fortaleza, aumentando a participação privada em projetos de mobilidade sobre trilhos.

Segundo a superintendente da ANPTrilhos, considerando, que dentre os 13 projetos em implantação, seis são sistemas totalmente novos para as cidades, e que quatro deles estão sendo desenvolvidos no modelo de concessão, “concluímos que a participação privada para projetos de mobilidade urbana sobre trilhos cresce para 67%”, diz.

Desde a primeira concessão de transporte urbano de passageiros sobre trilhos no Brasil, em 1997, já são quatro sistemas operados pela iniciativa privada. Os sistemas com operação privada somam 282,3 quilômetros de linhas e 153 estações, representando cerca de 30% das operações no País.

A expectativa da ANPTrilhos é de que até 2020 se somam a esse hall 10 novas linhas metroferroviárias em regime de concessão. Esses projetos estão sendo estudados pelos governos Federal e estaduais, que decidirão a modelagem a ser seguida. São eles:

Estado Projeto
Bahia VLT de Salvador
Distrito Federal VLT do Eixo Monumental de Brasília
Distrito Federal VLT da W3 de Brasília
Distrito Federal – Goiás Trem Brasília-Goiânia
Distrito Federal – Goiás Trem Brasília-Luziânia
Paraná Linha 1 do Metrô de Curitiba
Paraná Trem Londrina – Maringá
Rio de Janeiro VLT da Zona Sul do Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul Aeromóvel Canoas
Rio Grande do Sul Linha 1 do Metrô de Porto Alegre

Sobre a Semana – Na sua 22ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Serviço
22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR EXPO 2016
Data: 13 a 16 de setembro de 2016
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP

18/05/2016 – AEAMESP
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